sábado, 16 de maio de 2015

Personagens

 Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um homem pobre de Chippewa Falls, Wisconsin, que já viajou para vários lugares do mundo, especialmente para Paris. Ele ganha dois bilhetes para o RMS Titanic em um jogo de pôquer e viaja como um passageiro da terceira classe junto com seu amigo Fabrizio. Ele fica atraído por Rose ao vê-la pela primeira vez, e a conhece quando ela tenta pular da popa do navio. Isso permite que ele se misture com alguns passageiros da primeira classe

Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), é uma garota de 17 anos, nativa da Filadélfia, que é forçada a ficar noiva de Caledon Hockley, de 30 anos, para que ela e sua mãe, Ruth, possam manter seu status de classe alta depois da morte de seu pai ter deixado uma grande dívida para a família. Rose embarca no Titanic junto com Cal e Ruth como uma passageira da primeira classe, conhecendo Jack. Winslet disse que a personagem "têm muito a dar, e ela tem um coração muito aberto. E ela quer explorar um mundo de aventura, porém sente que isso não vai acontecer
Caledon Nathan "Cal" Hockley (Billy Zane) é o noivo de Rose. Ele é arrogante e esnobe, herdeiro de uma fortuna de aço de Pittsburgh. Ele fica cada vez mais invejoso e cruel sobre a relação de Rose com Jack. Ele mais tarde comete suicídio depois de perder seu dinheiro na Quebra da Bolsa de 1929
Ruth DeWitt Bukater (Frances Fisher) é a mãe viúva de Rose, que arruma seu casamento com Cal para manter o status de classe alta da família. Apesar de amar sua filha, Ruth acredita que a posição social é mais importante. Ela despreza Jack, apesar dele ter salvado a vida de Rose.

Gloria Stuart (Rose Dawson Calvertt: Rose narra o filme a partir dos dias modernos. Cameron afirmou, "para podermos ver o passado e o presente, decidi criar uma sobrevivente fictícia que tem [quase] 101 anos, e ela nos conecta pela história". A Rose de 100 anos de idade da a Lovett informações sobre o "Coração do Oceano" depois dele descobrir um desenho seu nua nos destroços do navio. Ela conta sua história sobre seu período abordo do navio, mencionando Jack pela primeira vez desde o naufrágio.

Brock Lovett (Bill Paxton) um caçador de tesouros procurando pelo "Coração do Oceano" nos destroços do Titanic. O tempo e o financiamento de sua expedição estão acabando. Ele mais tarde reflete ao final do filme que, apesar de ter pensado no Titanic durante três anos, ele nunca o entendeu até ouvir a história de Rose
             Lizzy Calvert (Suzy Amis) a neta de Rose que a acompanha até o navio de Lovett


Fabrizio De Rossi (Danny Nucci) italiano que embarca no Titanic após Jack, seu amigo, ganhar dois bilhetes em um jogo de pôquer. Fabrizio não embarca em um bote salva-vidas quando o Titanic começa a afundar, morrendo esmagado pela queda da primeira chaminé do navio.
Spicer Lovejoy (David Warner) um antigo policial, Lovejoy vira o guarda-costas pessoal de Hockley, vigiando Rose após seus seguidos encontros com Jack

Thomas "Tommy" Ryan (Jason Barry) um passageiro irlandês da terceira classe que fica amigo de Jack e Fabrizio. Tommy é morto quando ele é acidentalmente empurrado e baleado pelo Primeiro Oficial Murdoch

Margaret "Molly" Brown (Kathy Bates) é um pouco desprezada por outras passageiras da primeira classe, incluindo Ruth, chamando-a de "vulgar" e "nova rica" devido a sua riqueza repentina. Ela é amistosa com Jack e lhe empresta um smoking (comprado para seu filho) quando ele é convidado para jantar com a primeira classe. Apesar de Brown ter sido uma pessoa real, Cameron escolheu não mostrar suas ações da vida real. Brown foi chamada de "A Inafundável Molly Brown" porque ela, com a ajuda de outras mulheres, tiraram o comando do Bote Salva-Vidas 6 do Contramestre Robert Hichens.

Thomas Andrews (Victor Garber) o construtor do navio, Andrews é mostrado como um homem muito bondoso e agradável, modesto acerca de sua grande realização. Após a colisão, ele tenta convencer outros, particularmente Ismay, que há uma "certeza matemática" que o Titanic vai afundar. Durante o naufrágio, ele é mostrado como tendo ficado próximo a um relógio na sala de fumar da primeira classe, lamentado seu fracasso em construir um navio mais forte.

Smith planejava se aposentar após a viagem inaugural do Titanic. Ele se tranca na ponte de comando enquanto o navio naufraga, morrendo quando a água quebra as janelas. É discutido se ele morreu dessa forma ou que tenha congelado até a morte, como relatos afirmam tê-lo visto próximo ao Bote Desmontável B


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Titanic (1997): O filme


Titanic é um filme norte-americano de 1997 escrito, dirigido, co-produzido e co-editado por James Cameron. É uma história de ficção do naufrágio real do RMS Titanic, estrelando Leonardo DiCaprio como Jack Dawson, e Kate Winslet como Rose DeWitt Bukater, membros de diferentes classes sociais que se apaixonam durante a fatídica viagem inaugural no navio. Apesar dos personagens principais serem fictícios, alguns personagens são figuras históricas. Gloria Stuart interpreta Rose idosa, que narra o filme; e Billy Zane interpreta Cal Hockley, o noivo rico da jovem Rose. Cameron viu a história de amor como um jeito de cativar o público para o desastre real.

A produção começou em 1996, quando Cameron filmou os verdadeiros destroços do RMS Titanic. As cenas modernas foram filmadas no Akademik Mstslav Keldysh, navio de pesquisas russo que Cameron usou como base para filmar os destroços. Uma réplica do Titanic foi construída em Playas de Rosarito, no México; com miniaturas e computação gráfica sendo usadas para recriar o naufrágio. O filme foi financiado pela Paramount Pictures e pela 20th Century Fox. Na época, Titanic foi o longa-metragem mais caro já produzido, com um orçamento de aproximadamente 200 milhões de dólares.

O filme tinha lançamento previsto originalmente para 2 de julho de 1997, porém, atrasos na pós-produção adiaram seu lançamento para 19 de dezembro. Titanic foi um enorme sucesso de críticas e bilheteria. Foi indicado a 14 Oscars, vencendo 11 prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Com uma bilheteria total de 2,1 bilhões de dólares, Titanic foi o primeiro filme a arrecadar mais de 1 bilhão mundialmente, permanecendo o filme de maior arrecadação da história por doze anos, até o próximo filme de Cameron, Avatar, ultrapassá-lo em 2009. Titanic foi relançado nos cinemas em 4 de abril de 2012, após uma conversão 3D em homenagem aos 100 anos da viagem inaugural do RMS Titanic. Após o relançamento em 3D, conquistou mais de 300 milhões de dólares e conseguiu o feito de ser o segundo longa a atingir a marca dos 2 bilhões em bilheteria.  Foi distribuido pela Paramount Pictures apenas na (América do Norte), enquanto a 20th Century Fox fez a distribuição mundialmente.

RMS Titanic


O RMS Titanic foi um navio transatlântico da classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast, na Irlanda do Norte. No seu lançamento, em 1912, o Titanic detinha o título de maior navio de passageiros do mundo. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, já na madrugada do dia 15 de abril.
Com 2 223 pessoas a bordo,  o naufrágio resultou na morte de 1 517 pessoas, hierarquizando-o como a maior catástrofe marítima já registrada em tempos de paz. O Titanic foi construído com algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis na época e, por isso, foi popularmente referenciado como "inafundável". Na verdade, um folheto publicitário de 1910 da White Star Line sobre o Titanic ajudou a embarcação a ganhar essa fama, pois alegava que ela era "praticamente inafundável". Foi um grande choque para muitas pessoas o fato de que, apesar dos modernos recursos e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como também causado grande perda de vidas humanas. O frenesi da imprensa sobre as vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.
O naufrágio do navio causou enorme comoção na época e chocou a opinião pública. Nos anos seguintes, vários países adotaram leis para tornar as viagens marítimas mais seguras. Novos regulamentos para comunicação entre embarcações, quantidades mínimas de botes salva-vidas e outras medidas de segurança foram adotadas, sendo que algumas persistem até os dias atuais. O legado mais importante neste quesito foi a assinatura, em 1914, da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, na qual várias nações estabeleceram protocolos unificados de segurança e resposta a acidentes em alto-mar.3
Muito se tem discutido, desde o acidente, sobre as causas da tragédia. Acredita-se que dois fatores deram grande contribuição: na noite do naufrágio, os vigílias do mastro não tinham binóculos à disposição, um item que poderia ter evitado o choque com o iceberg, se eles o tivessem visto 30 segundos antes. Além disso, o navio possuía um leme considerado pequeno para guiar uma embarcação daquele tamanho. Se fosse maior, o navio teria conseguido se desviar do obstáculo de gelo a tempo. Apesar do relato de muitos passageiros, até a descoberta do navio, acreditava-se que ele tivesse afundado inteiro, e não se partido em dois.
O fascínio pela trágica história do famoso transatlântico ficou demonstrado quando da exibição nos cinemas de Titanic, em 1997, visto por quase 400 milhões de pessoas. Com o sucesso do filme, o interesse pelo Titanic intensificou-se ainda mais e fez surgir centenas de livros, estudos, debates e novas teorias a respeito da causa do naufrágio.

Titanic Para Sempre

Depois de criar o facebook "Titanic Para Sempre" agora estamos com um blog, feito especialmente para as pessoas que acompanham a página no facebook e que agora também vão poder acompanhar na internet. Sejam bem vindos!